O que é feedback?
O feedback é uma ferramenta da
comunicação, onde falamos para uma pessoa sobre a percepção que temos dela
através das suas atitudes e comportamentos,
podendo ser de forma positiva ou negativa.
O feedback precisa ser encarado
como uma ferramenta de troca, de desenvolvimento pessoal e interpessoal, ou
seja, é importante que ele venha com o objetivo de melhorias e não ameaças. No
mundo competitivo em que vivemos, geralmente recebemos o feedback como críticas
e acúmulos de pontos negativos, o que acaba nos deixando inseguros, com baixa
autoestima, angustiados e receosos. Acabamos ficando na defensiva, não escutando
de forma aberta o que pensam a nosso respeito, então, procuramos nos defender e
expormos nosso ponto de vista o que não é errado, mas diminuímos a capacidade
de reconhecermos os pontos que precisamos melhorar, pois o outro pode estar percebendo
alguns aspectos que, às vezes, eram totalmente desconhecidos para nós.
Posso dar feedback na frente de
alguém?
Depende do acordado. Se for
negociada a presença, sem problemas. Quando o feedback for positivo, a segunda pessoa
pode reforçar o feedback. Se for negativo, a mesma deve deixar para falar
depois, a sós com a pessoa que está recebendo.
Procure dar o feedback
individualmente, escolha um momento, procure
ser pontual e sem rodeios.
O poder do elogio é muito
importante para manter as pessoas motivadas e comprometidas, portanto, o
feedback com foco no reforço dos pontos positivos são fundamentais para um
melhor desempenho e comprometimento da pessoa e do profissional.
Existem alguns instrumentos na
empresa que impulsionam o feedback, como:
-Avaliação de desempenho;
-Avaliação 360°;
-Plano de desenvolvimento.
É importante que empresas de
pequeno e médio porte possam fazer uso destas ferramentas, pois ajuda muito no
desempenho de seu capital humano.
Como receber feedback?
Procure estar disposto a receber
o feedback, de forma tranquila como se fosse um presente, algo que venha
contribuir com a melhoria do seu desempenho, aproveite o momento para solicitar opiniões também em outros pontos
que queira saber sobre o seu desempenho.
Quando a empresa utiliza o feedback como algo rotineiro, uma entrevista de
desligamento, por exemplo, que para muitos é uma tarefa difícil e sofrida, ficará mais fácil tanto para quem está desligando, quanto
para quem está sendo desligado, pois ambos sabem bem os motivos que os levaram
a tal situação, fundamentados nos feedbacks realizados anteriormente.
Segundo o psicólogo e coach, Maurício de Paula, o feedback é
capaz de:
-Solucionar conflitos importantes;
-Transformar vidas;
-Evitar futuros conflitos;
-Criar força em um relacionamento afetivo;
-Promover início positivo num novo relacionamento;
-Corrigir desvios nas ações;
-Aumentar o desempenho dos profissionais e das organizações.
Vamos procurar encarar o feedback como algo essencial para o
nosso aprimoramento, pois se não soubermos como somos vistos, vamos acabar
repetindo comportamentos que possam estar atrapalhando ou impedindo nosso
crescimento.
Boa Sorte!
Luciana Rondon
Consultora
empresarial e palestrante motivacional
www.lucianarondon.com.br
Excelente!! Ontem uma das grandes lições que aprendi foi: Que vencer os desafios e olhar para dentro de si requer muita coragem, para aprender com os erros e todos os dias a cada nova experiência podemos adquirir forças para superar, aprender, surpreender...e se fazer merecedor...(HUAUUUU, foi forte ainda bem que consegui chegar!). Lu, hoje estou inspirada! corro o risco de digitar mais de 50 linhas kkkkkkkk Luciana RondonParabéns! pelo belo trabalho e felicidades que Deus te abençoe abundantemente vc e sua família.
Juliene Lopes
A palestra da Luciana Rondon foi emocionante e contagiante, e cito, um momento muito especial que me fez chorar. Foi quando ela chamou alguns colegas de trabalho, e solicitou para elogiarem outros colegas. Nesse momento, pude observar o quanto as pessoas do nosso trabalho são importantes na nossa vida profissional e referência na pessoal. Luciana, eu sou seu FÃ. Parabéns por resgatar essas emoções em nossos corações."
Fabio Roberto Castilho - Economista e Mestre em Agronegócios - Instrutor - Fatec Senai Dourados - MS