A ARTE DO FEEDBACK


O que é feedback?

O feedback é uma ferramenta da comunicação, onde falamos para uma pessoa sobre a percepção que temos dela através das suas  atitudes e comportamentos, podendo ser de forma positiva ou negativa.

O feedback precisa ser encarado como uma ferramenta de troca, de desenvolvimento pessoal e interpessoal, ou seja, é importante que ele venha com o objetivo de melhorias e não ameaças. No mundo competitivo em que vivemos, geralmente recebemos o feedback como críticas e acúmulos de pontos negativos, o que acaba nos deixando inseguros, com baixa autoestima, angustiados e receosos. Acabamos ficando na defensiva, não escutando de forma aberta o que pensam a nosso respeito, então, procuramos nos defender e expormos nosso ponto de vista o que não é errado, mas diminuímos a capacidade de reconhecermos os pontos que precisamos melhorar, pois o outro pode estar percebendo alguns aspectos que, às vezes, eram totalmente desconhecidos para nós.

Posso dar feedback na frente de alguém?

Depende do acordado. Se for negociada a presença, sem problemas. Quando o feedback for positivo, a segunda pessoa pode reforçar o feedback. Se for negativo, a mesma deve deixar para falar depois, a sós com a pessoa que está recebendo.

Procure dar o feedback individualmente,  escolha um momento, procure ser pontual e sem rodeios.

O poder do elogio é muito importante para manter as pessoas motivadas e comprometidas, portanto, o feedback com foco no reforço dos pontos positivos são fundamentais para um melhor desempenho e comprometimento da pessoa e do profissional.

Existem alguns instrumentos na empresa que impulsionam o feedback, como:

-Avaliação de desempenho;

-Avaliação 360°;

-Plano de desenvolvimento.

É importante que empresas de pequeno e médio porte possam fazer uso destas ferramentas, pois ajuda muito no desempenho de seu capital humano.

Como receber feedback?

Procure estar disposto a receber o feedback, de forma tranquila como se fosse um presente, algo que venha contribuir com a melhoria do seu desempenho, aproveite o momento para  solicitar opiniões também em outros pontos que queira saber sobre o seu desempenho.

Quando a empresa utiliza o feedback  como algo rotineiro, uma entrevista de desligamento, por exemplo, que para muitos é uma tarefa difícil e sofrida, ficará  mais fácil tanto para quem está desligando, quanto para quem está sendo desligado, pois ambos sabem bem os motivos que os levaram a tal situação, fundamentados nos feedbacks realizados anteriormente.

Segundo o psicólogo e coach, Maurício de Paula, o feedback é capaz de:

-Solucionar conflitos importantes;

-Transformar vidas;

-Evitar futuros conflitos;

-Criar força em um relacionamento afetivo;

-Promover início positivo num novo relacionamento;

-Corrigir desvios nas ações;

-Aumentar o desempenho dos profissionais e das organizações.

 

Vamos procurar encarar o feedback como algo essencial para o nosso aprimoramento, pois se não soubermos como somos vistos, vamos acabar repetindo comportamentos que possam estar atrapalhando ou impedindo nosso crescimento.

Boa Sorte!

Luciana Rondon

Consultora empresarial e palestrante motivacional

www.lucianarondon.com.br