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Para ler e refletir
Administrando conflitos.
   
As pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. Assim podemos esperar que opiniões divergentes,idéias opostas ,falta de compreensão e comportamentos diferenciados façam parte em  nossas  relações interpessoais,produzindo sempre uma espécie de conflito.A palavra conflito está ligada à discórdia,divergência,dissonância,controvérsia ou antagonismo.

O conflito pode ocorrer entre duas ou mais  pessoas e também de forma individual.Quando externo, chamamos de conflito social ,que ocorre entre uma pessoa e outra com interesses e objetivos contrários.Já quando interno,é o que chamamos de conflito psicológico .Um bom exemplo seria quando  achamos   dificuldades em fazer escolhas,é  como se nossa capacidade de tomar decisões ficasse mais fragilizada.

Um grande desafio é constantemente enfrentado nas organizações.Administrar conflitos, para isso, é preciso que busquem  uma política de gestão de conflitos.Gerir organizações é interagir com pessoas a todo momento.Significa conciliar ou mediar interesses  diferenciados,percepções divergentes,necessidades  específicas,gostos e estilos diferentes,expectativas diversas.

Muitas vezes precisamos ver o lado positivo dos conflitos, pois eles  podem nos mostrar alguns benefícios para melhoria da empresa.

O papel do líder é fundamental neste processo pois é o  mediador e dele requer visão (percepção) e flexibilidade para tomada de atitudes.

Kepner e Tegore (1965:48),sugerem algumas resoluções para diminuir e até mesmo resolver problemas.Citarei algumas:

·Incentivar os participantes a sentarem lado a lado e identificarem o problema real.

·Promover um momento em que as pessoas possam fazer sugestões livres ,ou seja exporem suas idéias,sem que nenhum membro faça críticas neste momento.

·Definir metas e compromissos para os participantes.

·Estipular prazo e critérios para avaliação das soluções implementadas.

·Após determinado período, avaliar todo o processo e os resultados.

Todos nós precisamos carregar conosco duas ferramentas imprescindíveis para alçarmos vôos cada vez mais altos :estratégia e organização.

Psicóloga Luciana Rondon
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Prazer, Luciana Rondon

Master Couaching, Palestrante motivacional e Comportamental

Luciana Rondon é palestrante a mais de 10 anos e atua no Brasil todo com palestras e treinamentos.

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