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Como transformar pressa em agilidade

Muitas vezes vejo alguns colaboradores da minha empresa dizerem que estão com pressa ao executar alguma tarefa. Isto fez com que eu estudasse mais a situação e chegasse à conclusão que muitas vezes os funcionários que estão com pressa acham que estão sendo ágeis em resolver a tarefa, o que é um erro, pois existe diferenças básicas entre pressa e agilidade.

A pressa acontece por consequência de algo que saiu fora do planejado, ou seja, é uma ação advinda de uma falha do colaborador ou do contexto que ele está inserido. É possível exemplificar com o seguinte caso: O colaborador precisa entregar um malote até as 18:00 horas, porém ele já esta disponível desde as 17:00 e ainda não lhe entregaram o malote, o que vai fazer com que tenha pressa ao fazer sua ação por consequência de uma falha no processo.

Existe um perigo grande quando os colaboradores criam uma cultura de estarem sempre apressados para fazerem algo, pois como visto, muitas ações são fruto de uma falha, o que pode causar um efeito de erros em cadeia. Na direção contrária da pressa podemos ter a agilidade do colaborador em fazer uma tarefa. Quanto mais apto, organizado e disposto ele estiver, mais rápido e com melhor qualidade ele pode fazer uma tarefa. Sendo que, neste caso, a preparação para a mesma vira o diferencial.

Abaixo deixo algumas dicas para trocar a pressa pela agilidade:

• Encontre o gargalo em seus processos: O gargalo é sempre o limitador do seus processos, pois é ele quem vai ditar a velocidade do fluxo de trabalho, então tente localizar onde na sua empresa os processos ficam mais lentos e procure melhorar o máximo possível este recurso, seja ele humano ou mecânico;

• Treine constantemente seus funcionários: Quanto mais apto à realização de uma tarefa, mais ágil seu colaborador será ao desempenhá-la, evitando, assim, que ele crie falhas que o obrigue a atuar fora da velocidade normal do seu fluxo de trabalho para resolvê-los;

• Desenhe os fluxos de processos de sua empresa: Quanto mais claro são os fluxos dentro de sua empresa, mais eficiente será o domínio de seus colaboradores sobre o trabalho realizado;

• Sempre cobre melhorias: Por melhor que alguém seja em desempenhar sua tarefa, sempre é possível fazê-la de forma melhor e com maior atenção. Por isso, cobre sempre as melhorias de forma conveniente, mas sempre respeitando os limites do seu funcionário.

Fonte: sobreadministracao.com

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Master Couaching, Palestrante motivacional e Comportamental

Luciana Rondon é palestrante a mais de 10 anos e atua no Brasil todo com palestras e treinamentos.

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