De olho no cliente - Satisfação do cliente


Segundo o minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno a palavra cliente significa usuário de um serviço e satisfação significa agrado,alegria e prazer.

David  Freemantle relata com muita propriedade ,que o cliente é a celebridade do mundo dos negócios.Ele marca o gol para você,faz sua equipe brilhar.

Vamos refletir um pouco:

-Como tenho tratado meus clientes?

-Estou dando o valor devido a eles?

-Como tenho honrado este cliente que me ajuda a brilhar?

Agora farei duas perguntas :

-Como você tem se sentido como cliente?

-Estão te tratando com o merecido valor?

Todos nós somos clientes e também vendedores, estamos diariamente desempenhando ambas as funções.

Certa vez ,assistindo uma palestra sobre vendas  com o palestrante Alfredo Rocha,o mesmo nos dizia que até em nossas conquistas afetivas “tentamos vender nossa imagem”,e nada melhor do que nosso  marketing pessoal,ou seja,passamos um bom perfume,vestimos uma roupa atraente,um sapato bonito e  assessórios adequados ,para podermos conquistar alguém( um cliente) e de maneira muito divertida , dizia ainda, que se o  cliente gostar...ele vai procurar querer saber mais sobre o produto(nós), sentir o perfume... saber o nome... o telefone...convidar para jantar... fazer um passeio...ir ao cinema... neste momento começa uma possível negociação,e se tudo estiver no caminho certo, fecha-se o negócio,como um possível namoro,noivado,e quem sabe o casamento.
 
A chave para manter e fidelizar o cliente se encontra em criar na mente das pessoas uma experiência de satisfação diz Mário Persona,e ainda o mesmo relata que ,para manter o cliente é importante saber que o seu cliente deseja,espera,gosta ou odeia,ou seja, precisamos detectar as particularidades do cliente ,assim conseguiremos oferecer a ele um serviço e produto que o deixe satisfeito.

Existem alguns passos importantes segundo David Freemantle ,dentre eles escolhi dez para prestarmos um pouco mais de atenção:

1-Faça seu cliente se sentir importante - seja verdadeiro, ele te faz brilhar e se destacar no mercado;

2-Procure na primeira impressão transparecer o lado positivo - procure falar coisas positivas;

3-Personalise suas relações -chame o cliente pelo nome,e não se esqueça cada um tem sua individualidade;

4-Procure ser fiel no prazo e cumpra o que promete - a hosnestidade vale ouro;

5-Seja ético e tenha boas maneiras - explore a gentileza e a boa educação;

6-Crie uma ótima lembrança a seu respeito - procure fazer o melhor que puder,sendo criativo,ousado e simpático ;

7-Seja flexível- precisamos ter jogo de cintura em tudo na vida;

8-Trabalhe seu tom de voz- a assertividade e o timbre da voz são ferramentas importantes para uma boa comunicação;
9-Use a expressividade no olhar - mas...cuidado,existem clientes tímidos;

 10-Atenda bem os telefonemas- o telefone é um meio de comunicação que pode ser muito útil e favorecer um bom retorno na relação.

Termino com a seguinte metáfora:

”Os relacionamentos de uma organização representam sua alma,a qualidade, seu esqueleto e as finanças, seu sangue”.O objetivo principal de qualquer organização é a satisfação de seus clientes.Sem eles a organização não teria propósito e aliás,nem existiria. ”Philip Crosby