Entendendo melhor o seu cliente


Quem é o cliente?

Segundo David Freemantle “ o cliente é a celebridade do mundo dos negócios.Ele marca o gol para você.Faz sua equipe brilhar e deve ser tratado como um exemplo de pessoa de bom gosto,capaz de fazer escolhas inteligentes”.
Esta a forma mais precisa e ilustre que deveríamos tratar nosso cliente.Imagina , você  sendo  tratado(a)desta forma,uma celebridade.Maravilha hein!Agora eu te pergunto , como você tem sido tratado(a)como cliente?E como tem tratado o seu cliente?Como sua equipe de trabalho tem tratado seus clientes?Você tem investido em treinamentos na área de atendimento e satisfação do cliente?
Eu particularmente tenho por vezes sido tratada  como se estivessem me atendendo por obrigação ,sem um sorriso no rosto,os funcionários reclamando na minha frente de outros cliente e mesmo da empresa que estão trabalhando e ajudando-os no pão de cada dia.Isso é muito sério.

Nós empresários e atendentes precisamos rever com muita atenção a qualidade que nossa empresa  está cuidando do atendimento e a  satisfação dos nossos clientes.O nosso negócio para dar certo,precisa dos clientes.
Só por curiosidade existem três tipos de clientes:

-Cliente externo- são os clientes que vem até a empresa e compra nosso serviço e/ou produto;
-Cliente interno- são nossos funcionários e colaboradores;
-Clientes aliados  -fornecedores, as pessoas que nos indicam,os amigos e conhecidos,os prestadores de serviço,dentre outros.

Vou sugerir algumas dicas que poderão estar favorecendo um melhor atendimento e resultar na satisfação positiva do cliente:

- Faça os clientes se sentirem especiais;
-Personalize suas relações;
-Seja criativo ;
-Seja verdadeiro;
-Procure saber do que o cliente gosta;
-Sempre que puder,esteja disponível para atender o seu cliente;
-Diminua o tempo de espera;
-Seja gentil;
-Retorne o telefonema o mais rápido possível;
-Dizer “por favor” e obrigada(o);
-Responder a todos os emails;
-Cuide da sua aparência;
-Cumpra o que foi prometido;
-Seja simpático(a);
-Divirta-se com o cliente;
-Comemore as conquistas do cliente;
-Trabalhe seu tom de voz.
Vamos aproveitar estas dicas e colocá-las em prática no nosso relacionamento com o cliente e comece a perceber  a diferença e os resultados que serão alcançados.
Boa sorte e faça a sua parte!


Luciana Rondon-
(Consultora empresarial e palestrante motivacional e comportamental)
www.lucianarondon.com.br