Motivação no ambiente de trabalho


Buscar a motivação no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. Para motivar, é preciso primeiro entender qual a real situação do clima organizacional. Hoje, o que se vê no cenário corporativo é a grande busca pelo desenvolvimento e retenção de talentos.

O foco deve estar cada vez mais direcionado para os colaboradores, assim como se dá com os clientes externos. Para isso, torna-se fundamental a integração, o comprometimento, o engajamento e o alinhamento voluntário dos próprios colaboradores que são o público-alvo da empresa, sempre buscando os melhores resultados.

Como motivar pessoas no ambiente de trabalho

Daí vem o papel de atuação principal: a Gestão de Pessoas. Com uma equipe de Departamento Pessoal alinhada e preparada para tratar dos colaboradores, sabendo realizar ações motivacionais e que engajem todos nos objetivos da empresa, facilita ainda mais o trabalho de motivação.

Por isso, se você exerce liderança no ambiente de trabalho, trate bem dos seus colaboradores, pois eles merecem todo o cuidado e atenção, assim como as plantas que se mal cuidadas acabam morrendo e, assim, pode chegar ao fim a motivação das pessoas.

A motivação no ambiente de trabalho

 A motivação é uma fonte de energia interna que direciona ou canaliza o comportamento do indivíduo na busca de determinados objetivos. Este estado interno que energiza o comportamento está diretamente relacionado com as necessidades humanas,que variam de pessoas para pessoas,em razão das diferenças.


O psicólogo norte-americano Maslow, procurou entender as razões que nos levam a estarmos motivados e classificou em níveis hierárquicos algumas necessidades como:

1. Necessidades fisiológicas (fome,sono,abrigo,desejo de reprodução da espécie).

2. Necessidades de segurança (proteção de qualquer perigo seja  real ou imaginário).

3. Necessidades sociais (associação, participação,aceitação,amizade,afeto e amor).

4. Necessidade de estima (auto-estima, auto-aceitação,auto-confiança,reconhecimento,prestígio,aprovação social).

5. Necessidades de auto- realização(desenvolvimento do próprio potencial,concretização das capacidades pessoais e auto-desenvolvimento contínuo).

A Motivação é uma porta que se abre do lado de dentro. As influências ambientais interferem sim,e muito. Por isso, as organizações  devem estimular e incentivar  o seu quadro de funcionários a manifestarem suas potencialidades e ainda inserir programas contínuos voltados para a Qualidade de vida no trabalho como também treinamentos que exercitem a auto-confiança e a auto-estima.

Foi feito um estudo coordenado pela ISMA-BR(International Stress Management Association), associação que estuda o estresse e suas formas de prevenção. A pesquisa concluiu que o profissional, que não se gosta e não se sente competente para executar suas tarefas, prejudica o trabalho de equipe e a obtenção dos objetivos corporativos.
 

6 Dicas de como motivar as pessoas no ambiente de trabalho

· Receber reconhecimento pelo trabalho feito.

· Receber prêmios pelo alcance de metas e resultados.

· Receber prestígio e sinais de status pela contribuição feita à organização.

· Receber apoio e retaguarda do chefe ou colegas.

· Receber orientação do chefe quanto aos rumos que deve tomar no futuro.

· Receber informação necessária para tomar decisões corretas.

“O engajamento das pessoas, seu compromisso e motivação serão maiores quando se sentirem integrantes e participantes das soluções e ações que compõem a causa e o rumo das mudanças”.Eduardo Carmello

 

 

LUCIANA RONDON