Você se Considera um Líder?


Um líder primeiramente precisa gostar de pessoas e saber conviver em grupo.

Certa vez eu estava ministrando um treinamento para alguns líderes e em algum momento um deles falou: - Gosto mais de animais do que de gente, fiquei refletindo e percebi que era preciso resgatar a autoestima, a autoconfiança deste líder que por algum motivo, se encontrava desmotivado e talvez um pouco sem direcionamento, então , segui minha intuição e respondi a ele: - Que bom que você está conosco , tenho certeza que ao final do treinamento você sairá com outra visão, ou melhor,uma outra percepção e quem sabe até mesmo, um outro sentimento, seja muito bem vindo!

Durante o treinamento, este líder era o que mais participativa e se posicionava, a princípio um pouco descrente, mas no decorrer, foi se destacando e demonstrando um outro lado e acabou se tornando o destaque da turma, no término do treinamento, estava bem mais motivado e autoconfiante e até nos deu um depoimento. O que este líder estava precisando era um pouco de atenção e estímulo. Ainda bem que deu tudo certo!

Um líder deve ter plena consciência da sua responsabilidade frente a uma equipe e/ou grupo que lidera, sabendo que liderar são ações que beneficiam e geram resultados satisfatórios para a equipe, a comunidade, a empresa/organização e a sociedade.
Existem três palavras fundamentais que devem estar continuamente na mente e no coração o de um líder:

Eficiência: Saber o que deve ser feito.
Eficácia: fazer bem feito.
Efetividade: Fazer efeito , gerar resultados satisfatórios.

Trouxe algumas questões importantes em relação ao líder e a sua liderança para refletirmos:
1- O líder deve acreditar nele e em sua capacidade em liderar.
2- Precisa se posicionar e ter um empoderamento da sua função, sabendo exatamente qual é a sua missão. 
3- Respeita as diferenças de personalidade e aproveita estas diferenças para se formar um time de alta performance com talentos e habilidades que se complementam no grande jogo.
4- Procura buscar o melhor de seus liderados.
5- Precisa ser flexível e saber ouvir diversidades de ideias , mas quando bem avaliado tem que ser firme em suas decisões, que devem ser tomadas com base em princípios éticos , na missão e política da empresa/organização em que trabalha ou representa.
6- Deve procurar incentivar e encorajar a equipe na busca de novos desafios e cumprimento de metas.
7- Sabe reconhecer e elogiar seus liderados e comemora junto com a equipe, os resultados alcançados e superados.
8- Busca administrar conflitos sempre com foco na ética e na harmonia das relações interpessoais, proporcionando um clima organizacional saudável e uma equipe mais feliz.
9- Procura desenvolver a cada dia a resiliência, buscando ser uma pessoa mais organizada, flexível, proativa, positiva e com um propósito muito bem definido.
10- Busca o autodomínio, ou seja, o equilíbrio na sua vida mental, física , social e espiritual sendo coerente com o seu exemplo.

São grandes os desafios de um líder, mas acredito que com paixão e dedicação podemos alcançar um nível de alta performance e jamais nos esquecermos que trabalhar nos exige atitude, ou seja, trabalho!

Um grande abraço!
Luciana Rondon (consultora empresarial e palestrante motivacional)
www.lucianarondon.com.br