Você tem medo de falar em público?


Você tem medo de falar em público? Se sim, não se preocupe, pois grande parte dos profissionais sofre desse mal. O maior problema disso tudo é a falta de treinamento, de prática. A pessoa, para ter uma boa oratória, precisa treinar, treinar e treinar.

Como vencer o medo de falar em público

A comunicação é chave de tudo, desde para alcançar uma promoção, conseguir vender um produto, até mesmo se sair bem em uma entrevista. Até os mais tímidos têm capacidade para ter uma boa desenvoltura em público.

Além da voz, é preciso ter uma boa expressão corporal, saber se vestir corretamente, ter entonação e cuidados com a voz. Todo esse conjunto passa segurança e credibilidade para que quer falar bem em público e evitar certos constrangimentos.

O fator primordial para se ter uma boa oratória é conhecer a fundo o assunto que irá abordar. Para isso, nada melhor que se preparar com antecedência, estudando muito e fazendo um esquema de apresentação a ser seguido.

O ideal é treinar em voz alta. Tenha uma boa dicção, já que as pessoas precisam entender claramente o que você está falando, não é? Na hora em que iniciar a fala, procure olhar nos olhos dos espectadores. Ao final de cada apresentação, faça um breve resumo do que você abordou e agradeça a presença de todos.

Seguindo essas dicas e, mais uma vez reforço, com muito treino, treino e mais treino, esse vilão de falar em público desaparecerá da sua vida e você terá cada vez mais destaque e sucesso em suas apresentações.

 

Forte abraço!

Luciana Rondon (consultora empresarial e palestrante motivacional)
Entre em Contato acessando aqui