Você já ouviu falar em resiliência? Esta palavrinha tem vários significados para diversas áreas que vão desde a física, passando pela psicologia, ecologia e administração. Aqui vamos abordar a última área, administração.
Pensou em gestão de mudanças, nos referimos ao processo de resiliência, já que esta está relacionada ao equilíbrio emocional das pessoas que trabalham nas empresas. Assim como comento em minhas palestras, os colaboradores de organizações devem saber lidar com os problemas do trabalho, principalmente quando o processo não acontece como o esperado.
A resiliência está inserida nas situações em que envolvem critérios para tomadas de decisões, como são atitudes quando há um erro no processo, trabalho com o risco, experimentação, entre outros.
De acordo com o autor George Souza Barbosa, um dos fatores da resiliência é o da Administração das Emoções, cuja habilidade deve ser de se manter calmo e sereno diante de uma situação estressante.
Pessoas resilientes encaram com dificuldade o ato de cultivar vínculos, e geralmente acabam se desgastando no âmbito emocional aqueles com quem convivem em família ou no trabalho. Gestores e pessoas que utilizam a resiliência para tomar decisões, se mostram mais abertas e suscetíveis no decorrer do seu trabalho.
Portanto, é preciso que estejamos sempre em busca de melhoria contínua e em sintonia com a nossa equipe de trabalho, visando sempre uma melhor harmonia no ambiente.