Para ler e refletir
Saiba o porquê de se ter uma boa gestão na sua empresa
Para uma empresa ser destaque no mercado no cenário atual é preciso de muito trabalho por parte dos profissionais que nela trabalham. Além da enorme concorrência, a equipe de colaboradores e líderes precisam enfrentar as mudanças constantes e a grande quantidade de tarefas, sem contar que têm que mostrar resultado e se destacar entre os melhores.
Para isso, é preciso um trabalho com as pessoas, para as pessoas. A essência de uma empresa está nas mãos das pessoas. Os líderes têm a missão de motivar a equipe e manter essa motivação constante, mesmo em situações desanimadoras e instáveis.
Muitas empresas que abrem as portas acabam fechando com pouco tempo de existência. Falta de expertise? Falta de uma boa gestão? Falta de uma equipe qualificada? Essas e outras tantas perguntas surgem no cenário corporativo.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que só em 2002, 50,6% das empresas abertas no Brasil sobreviviam apenas os dois primeiros anos de vida. Três anos após, constatou-se que esse número havia aumentado para 78%.
Para que isso não aconteça, é preciso que as organizações busquem resultados e, junto deles, o trabalho em equipe. Neste ponto, é fundamental que haja estímulo dos empregados e também uma boa divisão e organização das tarefas a serem realizadas.
É aí que entram as práticas da gestão de pessoas que focam no maior comprometimento do profissional com o negócio, permitindo à empresa obter mais dedicação, organização, produtividade e também empenho da equipe.
Hoje, há diferentes modelos de gestão, cada um para focando para um tipo específico de empresa. Cada um atende um caso único, portanto, fique atento ao modelo que irá usar em sua empresa, pois a implantação de um modelo que não condiz com o seu negócio, pode lhe trazer prejuízos e, dependendo do caso, até fechar as portas. Fique atento!
Luciana Rondon (consultora empresarial e palestrante motivacional)
www.lucianarondon.com.br